1º Flisol de Castro acontece dia 25 de abril no Ceju


 Barbara    30 Mar 2015 : 07:55

flisol_2015_CARTAZ_CASTRO.png

Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre acontece há 11 anos e já tem 72 cidades brasileiras inscritas em 2015

A cidade de Castro recebe pela primeira vez o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol), o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado há 11 anos e sempre no quarto sábado de abril de cada ano, simultaneamente, em diversas cidades latinas. Para este ano já são 72 cidades brasileiras inscritas na página oficial www.flisol.info. Toda a comunidade está convidada a participar e levar notebooks e computadores, no dia 25 de abril, de 8h30 às 17 horas no Centro da Juventude (Ceju), ao lado da Pista de Atletismo. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos.
O principal objetivo do Flisol é promover o uso de Software Livre, a filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento; que envolve uma comunidade colaborativa composta por indivíduos, empresas, associações, cooperativas, estados. É uma oportunidade para tirar dúvidas, trocar ideias, instalar programas de código aberto e livres para edição de texto, áudio, vídeo, edição de imagens, desenho vetorial, publicação web, conhecer sistemas de gerenciamento de sites, configurações e segurança de redes, desenho 3D, jogos educativos, games e muito mais.

Programação
A grade inclui a presença de especialistas na área que virão de São Paulo e Curitiba palestrar. Os visitantes também poderão ver como funciona uma impressora 3D, levar pendrives para copiar Softwares Livres e participar do festival de instalação, InstallFest, com uma bancada própria para receber notebooks, computadores e netbooks de todos. A programação completa está disponível na página da cidade: http://flisol.info/FLISOL2015/Brasil/Castro assim como uma explicação sobre como levar o computador e participar da InstallFest.

Como funciona
Diversas comunidades locais de Software Livre organizam simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.

Números
Mais de 440 cidades brasileiras já participaram do Flisol de 2005 a 2014. Ano passado, o festival disponibilizou mais de 250 softwares livres e 104 distribuições GNU/Linux instaladas para os visitantes. O Software Livre é o único que permite acessar o código-fonte do programa e realizar cópias e distribuí-las livremente. Alguns Softwares Livres conhecidos e muito utilizados pelos usuários são: navegador web Firefox, pacote de escritório LibreOffice, editor de imagens Gimp, editor vetorial Inkscape, gerenciadores de conteúdo para sites como WordPress, Joomla, pacote de jogos educacionais GCompris, entre outros. As escolas municipais e estaduais de Castro trabalham com Linux Educacional que o Ministério da Educação (MEC) instalou nos telecentros, é uma oportunidade para professores e alunos participarem do Flisol na cidade. Além das escolas, muitas empresas utilizam servidores Linux para gerenciar arquivos e documentos, o que garante redes mais seguras com custos reduzidos.

 

Flisol 2015 CARTAZ CASTRO





0 Comentários