10 motivos para usar sistema operacional GNU/Linux


 Barbara    05 Jul 2015 : 21:05

kubuntu.png

Um sistema operacional GNU/Linux pode ser usado em computadores desktop, notebooks, netbooks...

Ubuntu Foto

Um sistema operacional GNU/Linux pode ser usado em computadores desktop, notebooks, netbooks...
 

Muitos amigos devem ler minhas postagens nas redes sociais e não entender nada do que digo sobre GNU/Linux. Escrevo aqui de forma bem fácil e clara o que me faz preferir como sistema operacional um "sabor" de uma distribuição GNU/Linux. Eu escolhi uma chamada KUbuntu, você pode testar muitas rodando de um CD, DVD ou pendrive, sem mesmo instalar no computador, notebook ou netbook... Então, quando você experimentar uma distribuição e gostar, vai adorar instalar e mudar logo seus arquivos todos para ela. Vamos à lista que separei para meus amigos leigos, que um dia vai usar GNU/Linux:

  1. SEM ANTIVÍRUS

    Você odeia antivírus assim como eu? Coloco os chatos dos antivírus como número 1, motivo principal para eu deixar de usar um sistema operacional proprietário como o das "janelas". Já pensou em nunca mais se preocupar com instalações de antivírus? Trojans e aqueles sites que rodam uns programinhas que mostram 500 milhões de anúncios também estão fora. O sistema operacional GNU/Linux não vai deixar nenhum executável rodar na sua máquina! Nada de .exe!
  2. APRENDIZADO

    Uma vantagem de usar um sistema operacional GNU/Linux é você aprender sempre. Você vai conhecer melhor seu equipamento, seu sistema e vai ver claramente o que está acontecendo. Ninguém esconde os códigos, pois são abertos e livres para qualquer pessoa ver.
  3. COMUNIDADE

    Já ouviu falar de "conhecimento compartilhado"? Que a internet é uma rede de pessoas e que todos compartilham os conhecimentos através de uma comunidade? Saiba que quando você começar a usar sistema operacional GNU/Linux e milhares de Softwares Livres que rodam nele, vai ver que todas as suas dúvidas já foram respondidas em fóruns ou sites especializados. É só fazer uma busca no navegador e verá que as respostas estão lá!
  4. SOFTWARES LIVRES OU NÃO

    Não é verdade que outros programas não vão rodar no sistema operacional GNU/Linux que você escolheu! Existem muitos Softwares Livres que substituem programas proprietários que você estava acostumado a usar, mas também tem muitos softwares que não são livres, que precisamos comprar, e rodam no GNU/Linux! Exemplo disso são os jogos. Muitos games rodam no sistema operacional GNU/Linux e todo dia tem muito mais sendo lançado! Também tem Skype, Teamviewer, Flash, tudo rodando em GNU/Linux.
  5. ÁREA DE TRABALHO BONITA

    O modo gráfico dos sistemas operacionais GNU/Linux é lindo! Não sei se você vai escolher usar Gnome, KDE, Cinnamon, ou distribuições nacionais, semi-livres, totalmente livres, Ubuntu, Mint, Arch, etc... Você vai adorar personalizar a área de trabalho, as ferramentas, os widgets, as janelinhas, os menus, os botões, tudo! É tudo muito bonito e bacana de usar! Experimente! Tem muita coisa para baixar, coisas que outras pessoas compartilham, como papéis de parede, visuais, temas, etc.
  6. TUDO PRONTO PARA USAR

    Você vai ver que muitas distribuições GNU/Linux já vêm com diversos programas prontos para usar. Tem distribuição pronta para quem quer editar conteúdo multimídia, por exemplo. Esses são os "sabores", as "cores", as variações que podem ser encontradas para baixar e usar. Tudo depende de você, do que estiver procurando.
  7. GRÁFICOS PERFEITOS

    Editar imagens, fotos, vídeos, jogar um jogo com qualidade boa. Você vai ver que no GNU/Linux as imagens são boas, os gráficos são perfeitos. A definição das imagens é ótima, experimente!
     
  8. VELOCIDADE RÁPIDA

    Teste a velocidade de inicialização do seu sistema atual (se for o das "janelas" versus GNU/Linux, já aviso que o resultado será de um ganho tremendo para o GNU/Linux)! O sistema de gravação de arquivos e de leitura do HD do GNU/Linux é diferente, foi pensado para ser mais rápido.
     
  9. SEGURANÇA

    Não me preocupo com antivírus, como disse no item 1 desse artigo, porque a segurança deve ser preocupação do sistema operacional GNU/Linux e não do usuário. Assim que começar a usar um computador com GNU/Linux, verá que tudo foi pensado para ser SEGURO! Vai ficar sem receios e confiar suas fotos, suas músicas e todos os seus arquivos num sistema operacional que não vai deixar que tudo seja perdido.
     
  10. CONTROLE

    O usuário tem o controle total do sistema operacional GNU/Linux. Pelo fato de ser aberto e você poder ver os códigos, imagina se alguém vai te esconder o que está acontecendo? Até a criação de usuários é toda sob controle. Ninguém vai ler, escrever e executar o que você não quiser.
     

Tem mais coisas? Esqueci de algo? Entre em contato, comente! Descubra o seu GNU/Linux e seja feliz, mais inteligente e trabalhe, navegue, divirta-se tranquilo!

 





0 Comentários

Por favor login para deixar um comentário.
Se você ainda não está registrado, você pode clique aqui para se registrar.