Confira minha palestra no Espaço Peru, Mídia e Games, na Latinoware 2021
Vamos fazer montagens de fotografias e animar? Podemos fazer tudo com Softwares Livres, gerar vídeos ou páginas web! Suas fotos, dos pets, fotos da família, de amigos! Gerar arquivos rapidamente ou trabalhar manualmente em qualquer projeto. Explicações mais simples para resultados fantásticos, vamos lá? Assista o vídeo e baixe os arquivos disponíveis aqui nesta postagem.
Utilizamos os seguintes softwares livres: PhotoCollage, Inkscape, Sozi, Blender, para baixar, basta ir na loja de software da sua distribuição GNU/Linux.
Arquivo .blend para download
Parece que as pessoas estão percebendo só agora a grande invasão e dominação das Big Techs, grandes empresas de tecnologia, que visam o lucro e somente o lucro
Parece que as pessoas estão percebendo só agora a grande invasão e dominação das Big Techs, grandes empresas de tecnologia, que visam o lucro e somente o lucro. Estão pouco se importando se nossas crianças e adolescentes (e até mesmo pais desinformados) estão acessando conteúdo que os levam a caminhos que deixam rastros, que deixam dados para serem usados. Somos todos um grande banco de dados que pode ser vendido, comercializado descaradamente.
No final dos anos 1980 eu era uma menina criativa, procurava cursos e tinha muita curiosidade. Sim, eu fiz curso de "Eletrônica, Rádio e TV" do Instituto Monitor e comprei revistinhas de eletrônica na 'Banca Souza', que ficava ao lado da rodoviária de Miracema-RJ, noroeste fluminense. Numa dessas revistinhas, vinha um projeto de fazer um jogo de leds com placa de circuito impresso e eu comprei um KIT pelos Correios (antigamente ou você ligava na empresa e depositava para fazer as compras, ou mandava carta e combinava todo o envio, demorava dias...). Eu desenhei o circuito com caneta especial na placa, fiz todo o processo de revelação, com um produto que corroía as partes onde não tinha os desenhos que eu havia feito e pronto, era só soldar as peças, que também comprei pelos correios. Para completar o projetinho, prendi num pedaço de madeira e cobri com uma tampa de caixa de sapatos. Eram diversos pregos com leds e dois fios que saíam com dois clipes de papel nas pontas. Cada vez que ligava era randomizado, você tinha que descobrir dois pregos entre diversos que tinha lá que iam fechar o curto e acender o led certo. Foi interessante fazer, meus amigos e amigas adoraram, a gente brincou bastante nesse jogo de adivinhar que eu mesma tinha construído.
Eu, meu irmão mais novo, Jean, meus amigos Flávio (Babim), Holden, meu primo Ivanildo e minha amiga Karine íamos estudar informática na cidade vizinha, Santo Antônio de Pádua-RJ, porque em Miracema não tinha. Era na 'CDI Informática' e o professor era fera. Nos ensinou BASIC e programávamos felizes no terminal, digitando diversas linhas, comandos, etc.
Naquela época não ensinavam informática nas escolas (nem hoje, pensando bem). Nós fomos estudar datilografia para poder acelerar o processo de digitação de códigos. Holden tinha um MSX na casa dele e final de tarde e finais de semana era certo a gente ficar o dia todo digitando códigos para ouvir o som de um helicóptero! Depois meu pai comprou um CP-500 da Prológica, que vinha com um livro cheio de códigos e revistas que a gente achava na 'Banca Souza' para programar uns jogos nas tardes de sábado.
Hoje ainda acho que ensinam pouco de informática para as crianças. Muitos não sabem para que servem todas as teclas do teclado. Nos sistemas "S", escolas do Senac (e eu já fui professora lá) se preocupam em formar para o trabalho em editores de textos e planilhas de uma Big Tech, não ensinam que existem outras possibilidades, outros 'fabricantes' de softwares, ou nem apresentam os Softwares Livres (os quais, muitos funcionários públicos deveriam estar usando).
Temos que parar para pensar nos novos modelos de ensino de informática. Projetos britânicos como o Raspberry Pi, voltados para a Educação de crianças, não são aplicados por aqui. Estão falando muito em IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas, mas as escolas que possuem laboratório de "informática" só estão apresentando computadores com o Windows (JANELAS) e as crianças vão lá para navegar e "pesquisar" no Google. Desculpem, mas isso não é ensinar informática para as crianças!
Visitei uma escola particular aqui na cidade de Castro-PR e vi essas coisas. Não, as crianças não estão aprendendo NADA de informática nesses locais. Outro projeto que tinha por lá era o ensino de "robótica" com LEGO. Não, não é robótica isso! As crianças estavam montando LEGO copiando o que mostravam em vídeo num tablet, tem criatividade aí? Onde estão os projetos com Arduíno, Raspberry Pi e programação desde códigos ilustrados como Scratch para a criançada? Depois viram adultos robotizados e não sabem por quê estão sendo vítimas das Big Techs.
Essa é a minha campanha: ensinar informática e não seguidores de Big Techs! Vale para crianças, jovens e adultos. As escolas podem implementar robótica educacional, robótica com sucatas... Arduíno tem para vender em kits que não são caros no MercadoLivre, ou pela internet. Por que nessas horas não fazem pesquisas nos laboratórios JANELEIROS? Onde estão as impressoras 3D com acesso para alunos?
Links úteis:
A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas.
Nesta LIVE da LatinoTalks 2021 estavam reunidos os feras: Luciano Lourenço, Ana Paula, André Noel, Elias Silveira, Mozart Couto, Cartola, Dio, Fabs Balvedi e eu. Com o tema "Software Livre bem usado no design gera oportunidades e receitas", debatemos nosso trabalho e como difundir o uso das tecnologias abertas e livres nas áreas criativas.
"A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas", sugeriu Luciano Lourenço, numa citação a Ernst Fisher (1973).
Gerando Ilustrações, Imagens, Fotos, Material Jornalístico, Material Gráfico, Material e tutorais com Software Livre e Tecnologias Abertas
Esta Talk nossos convidados vão falar das suas experiências e prazer e também claro de algumas dificuldades que foram superadas utilizando Software Livre para o sucesso de suas carreiras, e vão dar dicas de como começar e se tornar um profissional nas áreas.
Acompanhe o bate papo pelo YouTube ou assista abaixo:
.
Confira a palestra que fizemos no melhor evento sobre computação gráfica livre do país
Confira a palestra "Softwares Livres para as crianças" que fizemos na GNUGRAF 2021, o melhor evento sobre computação gráfica livre do país!
Foi dia 25 de setembro, sábado, 10 horas, ao vivo, pelo YouTube, como divulguei nas minhas redes sociais.
Acompanhe pelo YouTube neste link ou veja abaixo:
Bate Papo sobre o Impacto de como as Tecnologias Abertas afetam e melhoram a humanidade hoje e no futuro.
Bate Papo sobre o Impacto de como as Tecnologias Abertas afetam e melhoram a humanidade hoje e no futuro.
Com:
- Adail Henrique Spinola Horst - Analista de Redes do SERPRO - Escritor de Livros sobre "Autor dos Plugins Zabbix-Extras, Everyz e do livro “De A a Zabbix” - Ferramentas livres
- Carlos Eduardo - Cadunico - Consultor de Software Livre da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia da prefeitura de Niterói - Especialista em Softaware Grafico, Video e Som utilizando software livre.
- Barbara Tostes - Jornalista - Especialista em Educação a Distância - Empresária em produção de material grafico - Utilizando software e hardware livre em sua empresa.
- João Fernando Costa Júnior - Administrador, especialista em Informática na Educação, Ensino à Distância e Docência no Ensino Superior e Técnico - Rede Espírito Livre [Revista Espírito Livre, TV Espírito Livre e Fórum Espírito Livre produzido com ferramentas livres.
- Paulo Kretcheu - Engenheiro Mecânico, Professor Universitário, Administrador de Redes, Colaborador no Debian 9DM - Sistema Operacional Linux.
- Karina Menezes - Doutora em Educação pela FACED/UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - Integrante do Raul Hacker Club de Salvador Bahia, idealizadora do Crianças Hackers