Quando Maddog anunciou o projeto 'Caninos Loucos' só eu estava lá como "imprensa" e decidi filmar tudo
Era uma Campus Party Brasil em São Paulo, no Anhembi Parque, eu tinha acabado de fazer minha oficina sobre "Artes Gráficas com Softwares Livres" e vi Jon 'Maddog' Hall passar com um pessoal da Universidade de São Paulo. Ele estava indo a um palco vazio e sem plateia ainda (depois lotou). Foi aí que eu pensei "poxa, programaram a fala do Maddog para muito cedo!". E resolvi montar o tripé e a câmera para filmar tudo. Peguei o áudio do jeito que deu, mas eu tinha certeza que era um momento histórico! Abaixo segue uma matéria que preparei para o site do SempreUpdate (confira o link da matéria original aqui) a autoria lá não está em meu nome, mas fui eu mesma que escrevi. Também inverti o título porque quero destacar o criador do projeto "Caninos Loucos" aqui no meu blog
EXCLUSIVO: USP anuncia produção de computador Single Board com Maddog
Produção em massa de computadores com preços acessíveis e com estrutura totalmente aberta inicia em fevereiro. Projeto “Caninos Loucos” pede apoio da comunidade.
Em palestra na manhã do terceiro dia da Campus Party Brasil (3 de fevereiro de 2017), no palco Inovação, Jon ‘Maddog’ Hall (membro do Board of the Linux Professional Institute) anuncia produção dos poderosos ‘Single Board Computers’ em palestra conjunta com o professor da área de Sistemas Eletrônicos, Dr. Marcelo Zuffo, da Universidade de São Paulo (USP), em projeto nomeado “Caninos Loucos”.
Maddog conta na palestra que conheceu o professor Zuffo em 1996 e que já participou de nove edições da Campus Party Brasil. “Existem muitos mini computadores no mercado hoje. Alguns mais baratos, que custam U$ 3 e outros mais caros, chegando a U$ 600. Mas o problema é que quando você tenta trazer para o Brasil, temos taxas. Taxas realmente más”, disse o palestrante. Para ele, essas taxas não estimulam a produção desses componentes no país. Computadores que lá nos EUA custam 35 dólares, podem chegar aqui por R$ 200 ou mais.
Persistência
Em sua fala, Maddog também conta que desde 2012, quando conheceu o projeto Raspberry Pi tenta trazer uma empresa que fabrique aqui e só recebeu “não” como resposta. “Eu não desisto nunca!”, sorriu e contou como a empresa chinesa do mini computador LeMaker disse “sim” após alguns meses. Assista no vídeo toda a explicação sobre os componentes, portas que estarão disponíveis e outros detalhes de hardware.
O professor Zuffo foi apresentado por Maddog para contar como a USP se envolveu no projeto. “É loucura você imaginar tecnologia de ponta na América Latina, por isso estamos chamando o projeto de ‘Caninos Loucos’. Eu tive a chance de começar a convencer a universidade sobre esse processo”, revela o doutor, que iniciou há três anos “nessa loucura de pensar o mundo daqui a 20 anos”, disse. Eles convidam toda a comunidade a dar sugestões, ideias e participar ativamente no projeto. O equipamento trazido pela USP para fabricar em massa os componentes eletrônicos (placas, circuitos, etc) tem 13 metros de comprimento e uma precisão para fabricar peças mais finas que um fio de cabelo.
Assista o vídeo exclusivo para o SempreUpdate (final da matéria) com a palestra completa de Maddog e Zuffo explicando o projeto e como será executado na USP.
Projeto Caninos Loucos
Por quatro anos, Jon ‘Maddog’ Hall tem trabalhado com LSItec, uma ONG filiada à USP, para trazer ao Brasil a produção dos poderosos Single Board Computers, diminuindo os custos aos hackers, makers e empreendedores.
Quem é Maddog
Jon ‘Maddog’ Hall é membro do Board of the Linux Professional Institute. Desde 1969, ‘Maddog’ (como ele prefere ser chamado) tem sido programador, designer e administrador de sistemas, gerente de produto, gerente de marketing técnico, autor e educador e atualmente trabalha como consultor. Sr. Hall se dedica ao sistema Unix desde 1980 e ao sistema Linux desde 1994, quando ele conheceu Linus Torvalds e reconheceu a importância comercial do Linux,Free e Open Source Software.
Desde 2006, Maddog vem trabalhando no Projeto Cauã, que criará trabalhos high-tech permitindo estudantes de baixa renda a arcarem com uma universidade e experienciarem um trabalho. Concluiu licenciatura em Engenharia e Comércio pela Drexel University em 1973 e seu mestrado em RPI pela Troy, em 1977. Agora ele também viaja o mundo palestrando sobre os benefícios da liberdade de Software.
Confira os vídeos:
Palestra completa com Maddog e Zuffo:
Perguntas e respostas (parte técnica):
Todo desenhista 3D tem um cantinho para deixar disponível para download suas criações ou colaborações em outros projetos.
O meu cantinho de downloads gratuitos é o site do thingiverse (universo das coisas).
Para acessá-lo, basta clicar AQUI!
A maioria desenhei com Inkscape e Blender, softwares livres que eu adoro!
Gravamos no domingo, dia 13 de junho de 2021, uma LIVE com Carlitos (10 anos), filho de Blau Araújo (escritor do manual de GNU/Bash).
No vídeo, você poderá conferir como desenhar 2D e transformar em 3D no Blender, para depois imprimir em 3D ou exportar em .STL para mandar para impressão.
Obrigada ao Carlitos, pela participação! Mostrou que entende muito de Blender!
Link para o vídeo
Confira o vídeo abaixo:
Neste período de pandemia de Covid-19 temos visto professores com dificuldades no uso de ferramentas Livres e de código aberto para dar aulas online ou gravá-las.
Aconteceu algo extremamente incômodo que foi o Google cortar as contas gratuitas dos alunos nas escolas e querer cobrar cerca de R$ 230 por e-mail de cada aluno em cada escola pública ou privada.
Trago aqui algumas dicas e tutoriais de amigos como o professor de história Ramon Mulin (numa aula linda sobre o que é Software Livre e o uso do Debian para os docentes) e o professor Kretcheu (que mostra a parte técnica do OBS Studio).
O OBS Studio é um software livre e gratuito que permite gravar e transmitir diretamente para o Youtube ou Odysee (platafoma livre de transmissão de vídeo sem interferências de anúncios). O OBS Studio vai funcionar em qualquer sistema operacional.
Primeiro, recomendo muito que os professores assistam essa aula do Mulin, do canal Educador Livre:
Depois de assistir a palestra do professor Ramon Mulin, assista o tutorial do canal Paulo Kretcheu:
Neste vídeo, o professor Kretcheu ensina como controlar os dispositivos, criar apresentações, organizar cenas, usar filtros e recursos como o chroma key, que remove automaticamente o fundo das imagens nos vídeos, diretamente para transmissões ao vivo ou gravações. Ele também recomenda os melhores formatos para salvar os arquivos.
Outros links úteis para fazer reuniões com os alunos gratuitamente, sem precisar usar ferramentas pagas ou proprietárias:
Jitsi - crie um nome de sala e inicie a conversa, só passar o link para os alunos!
Não precisa fazer download se quiser entrar direto, o padrão do link é: 'https://meet.jit.si/nomedasala'
Dá para criar senha na sala depois, nas configurações, para não ter visitas indesejáveis! É Software Livre!
Streamyard - outra maneira de se reunir com seus alunos de forma gratuita e rápida, basta passar o link depois para eles. O site está em português.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato! Estamos aqui para ajudar!
Para os parentes assistirem, disponibilizei aqui o vídeo da maravilhosa festa que minha avó Arinda Rodrigues da Rocha fez aos 80 anos, em Miracema-RJ.
Foi postado em 2013. Eu filmei e editei na época. Não existia FULL HD nem tecnologia melhor... é para guardar e ficar no coração de todos que estavam presentes!
Ela fez questão de convidar todo mundo! Vizinhos, amigos, irmãos, irmãs, sobrinhos, netos, bisnetos. Estava todo mundo lá!
Vídeo inserido abaixo também.