Textos do dia a dia
quinta, dezembro 02, 2021
jornalismo_e_artes_SL_VIBSDDAY.png
Confira a programação e a playlist de todo o evento

O sábado (dia 29 de maio de 2021) foi dia de VI BSDDAY e nós participamos com a palestra 'Jornalismo e Artes Gráficas com Softwares Livres' às 14h30. O evento aconteceu online e foi organizado por professores da UFRRJ.

 

Mini currículo da palestrante: Jornalista por formação, pós-graduada em Educação a Distância (EaD) pelo Senac-PR. Tem experiência na área de artes gráficas e visuais, fotografia, 3D, vídeo, desenvolvimento web, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento digital, imagens, edição de vídeo, software livre, jornalismo e artes gráficas. Participou como jornalista voluntária na equipe de coordenação da Área de Software Livre no evento tecnológico Campus Party Brasil (2012-2014). Organizou um Flisol em 2015 na cidade de Castro-PR e participou de diversas Latinowares presenciais e online. Tem interesse em edição de vídeo, comunicação integrada, implementação de assessoria de imprensa e projetos para impressão 3D. Criativa, alegre e envolvida com o trabalho.

 

Assista pelo Odysse a palestra AQUI.

Confira também a programação no site do evento e a Playlist no Youtube


mulheres_no_GNUlinux.png
Conversas com mulheres que usam sistemas GNU/Linux ao vivo no Youtube e Odysee

Lançamos um programa chamado "Mulheres no GNU/Linux" para conversar ao vivo no Youtube e no Odysee com amigas e mulheres indicadas por outras que estão envolvidas com algum projeto de Software Livre, robótica, Educação, games, entre outros.

Os primeiros vídeos já estão no ar! Basta clicar nos links acima e visitar a playlist ou o canal no Odysee. Divirtam-se como a gente se diverte fazendo esses vídeos! O importante é mostrar que os sistemas GNU/Linux não são tão difíceis assim de trabalhar, usar no dia a dia!


inkscape_e_blender_2d_para_3d.jpg
Palestra ministrada no Flisol Curitiba em 2018

Quer aprender como fazer chaveiros, tiaras, topper de bolo, cortador de biscoitos, moldes? Objetos que são desenhados primeiro em 2D no Inkscape e viram 3D no Blender, veja como é fácil importar um .svg feito no Inkscape para o Blender e fazer nele as extrusões e exportar em .stl para fatiar e imprimir em impressoras 3D.

Confira o ví­deo da apresentação feita no Flisol (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) em Curitiba-PR, Brasil.

 

Clique AQUI para assistir pelo Odysee

 


20_coisas_inkscape_capa_.png
O que faz o Inkscape ser um Software Livre com alguns detalhes que nenhum outro proprietário tem? Confira nossa lista!

Alguns meses atrás, na lista de discussão do Gnugraf no Telegram, sugeri que listássemos recursos do Software Livre Inkscape que não encontrávamos em outros programas proprietários, como CorelDRAW® e Adobe Illustrator (Ai). Eu nunca fui usuária do 'Ai' (só abri, olhei, travou, fechei), então não podia fazer essa comparação. Quanto ao CorelDRAW®, já tive site de comunidade com mais de 23 mil usuários e posso afirmar que muitos itens na lista você só encontra no Inkscape mesmo! Foi aí que surgiram diversos itens que facilitavam a vida de quem estava diagramando, criando uma arte e sugestões de outros usuários, confira.


abbey3_1.jpg
Eu sou a Barbara!

Barbara Point 1Eu sou a Barbara!

Bom, a minha história não é tão curtinha, mas não é comprida também!

Comecei a fuçar em computadores em 1983, quando tinha 9 anos! Aprendi a programar em BASIC (cursos e mais cursos! hahaha) e cheguei a fazer um programinha que desenhava e apagava os pixels, tinha pincel, borracha e tudo, mas o tamanho do pixel na época era de uns 20x20 pixels de hoje! Era enorme! E só desenhava em verde no fundo preto, mas o computador CP 500, que era de meu pai, tinha som e tudo!

Em 1994, já casada, adquirimos um PC 486 DX2 66, era o máximo ter um desses em casa! Nessa época eu já conhecia o CorelDRAW e comecei a fazer artes gráficas em casa. Foi neste mesmo ano que começamos a acessar a internet, que não era bem uma internet! Acesso a 2400 mbps... só pra ver extrato bancário.

Em 1996, já morando no Paraná (antes morava no interior do RJ), acessávamos a web mais rapidinho, 33.600 mbps e começava a fazer sites em html no bloco de notas, quando começaram a explodir os softwares pra confecção de sites em WYSIWYG ("o que você vê é o que você tem), tipo FrontPage, mas eram programas de universidades, etc. Foi legal aprender html naquele momento.

Então eu já trabalhava com computação gráfica e em 1998 comecei a fazer animações para a internet. Utilizo programas para trabalhar com artes gráficas, tais como: CorelDRAW e alguns softwares livres como Inkscape, Gimp, para o tratamento de imagens.

Tenho um curso online "CorelDRAW, do básico a criação", pensado em 2007 para o produto de minha conclusão da pós-graduação em Educação a Distância (EaD) pelo Senac-PR e atualizado para a versão X5 (em 2012), lançado no dia 17 de maço de 2012 no antigo site da CorelDrawBR (hoje offline). A versão do CorelDRAW no curso não importa muito, o que o aluno precisa conhecer e saber são as funcionalidades das ferramentas e os conceitos, quem aprendeu versão antiga vai saber mexer nas próximas versões e no Inkscape, por exemplo. O trabalho (TCC) foi avaliado com nota "A" por mestres e doutores da pós, no Senac de Curitiba. São oito horas de vídeo-aulas e mais de 20 gigas de conteúdos, com versão de acesso gratuito (só procurar no Youtube!).

Colaboro com vários projetos de Software Livre, participei de três Campus Party Brasil (2012-2014) como jornalista voluntária da Áea de Software Livre e ajudo na tradução do sistema de gerenciamento de sites e107 desde 2005. Também tenho um site para os trabalhos que desenvolvo na web: WebPreview. Dá uma passada lá!

Próximos projetos? Estou com uma gráfica digital e faço impressões em papel e 3D, tenho um curso chamado "Artes Gráficas com Softwares Livres" (link também na home deste blog).

Quer conferir meu currí­culo na plataforma Lattes? Clique AQUI!

Barbara Samel Rocha Tostes
Jornalista (MTB 6520-PR)
especialista em Educação a Distância


Por onde estivemos...

Latinoware2021 Card Barbara Tostes

Barbara MUVUCA2021

Minha Fonte TTF para download

TTF Barbara Tostes Hand 2

Faça download da fonte "Barbara Tostes Hand", em TTF, pode ser instalada em Windows, OSX, distribuições Linux. Gratuita e livre.

Ver todos os downloads

O Dia que o Sol tirou Férias

Cover Sol 2

Baixe em Downloads o livro infantil "O dia que o Sol tirou férias", de Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado por Lionel Mota

A Casinha de Bolinhas de Arco-Íris

Cover Casinha 2

Leia para as crianças o livro "A Casinha de Bolinhas de Arco-͍ris", também na Área de downloads deste blog. Escrito por Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado pelo artista Clayton Ramos.