Textos do dia a dia
segunda, outubro 18, 2021
Autora Barbara  Blog  0  
latinoware2021_fotosanimadas.png
16 Out 2021
Confira minha palestra no Espaço Peru, Mídia e Games, na Latinoware 2021

Vamos fazer montagens de fotografias e animar? Podemos fazer tudo com Softwares Livres, gerar vídeos ou páginas web! Suas fotos, dos pets, fotos da família, de amigos! Gerar arquivos rapidamente ou trabalhar manualmente em qualquer projeto. Explicações mais simples para resultados fantásticos, vamos lá? Assista o vídeo e baixe os arquivos disponíveis aqui nesta postagem.

Utilizamos os seguintes softwares livres: PhotoCollage, Inkscape, Sozi, Blender, para baixar, basta ir na loja de software da sua distribuição GNU/Linux.

Arquivo .blend para download


Autora Barbara  Blog  0  
revista_eletronica_antiga.png
06 Out 2021
Parece que as pessoas estão percebendo só agora a grande invasão e dominação das Big Techs, grandes empresas de tecnologia, que visam o lucro e somente o lucro

Parece que as pessoas estão percebendo só agora a grande invasão e dominação das Big Techs, grandes empresas de tecnologia, que visam o lucro e somente o lucro. Estão pouco se importando se nossas crianças e adolescentes (e até mesmo pais desinformados) estão acessando conteúdo que os levam a caminhos que deixam rastros, que deixam dados para serem usados. Somos todos um grande banco de dados que pode ser vendido, comercializado descaradamente.

No final dos anos 1980 eu era uma menina criativa, procurava cursos e tinha muita curiosidade. Sim, eu fiz curso de "Eletrônica, Rádio e TV" do Instituto Monitor e comprei revistinhas de eletrônica na 'Banca Souza', que ficava ao lado da rodoviária de Miracema-RJ, noroeste fluminense. Numa dessas revistinhas, vinha um projeto de fazer um jogo de leds com placa de circuito impresso e eu comprei um KIT pelos Correios (antigamente ou você ligava na empresa e depositava para fazer as compras, ou mandava carta e combinava todo o envio, demorava dias...). Eu desenhei o circuito com caneta especial na placa, fiz todo o processo de revelação, com um produto que corroía as partes onde não tinha os desenhos que eu havia feito e pronto, era só soldar as peças, que também comprei pelos correios. Para completar o projetinho, prendi num pedaço de madeira e cobri com uma tampa de caixa de sapatos. Eram diversos pregos com leds e dois fios que saíam com dois clipes de papel nas pontas. Cada vez que ligava era randomizado, você tinha que descobrir dois pregos entre diversos que tinha lá que iam fechar o curto e acender o led certo. Foi interessante fazer, meus amigos e amigas adoraram, a gente brincou bastante nesse jogo de adivinhar que eu mesma tinha construído.

Eu, meu irmão mais novo, Jean, meus amigos Flávio (Babim), Holden, meu primo Ivanildo e minha amiga Karine íamos estudar informática na cidade vizinha, Santo Antônio de Pádua-RJ, porque em Miracema não tinha. Era na 'CDI Informática' e o professor era fera. Nos ensinou BASIC e programávamos felizes no terminal, digitando diversas linhas, comandos, etc.

Naquela época não ensinavam informática nas escolas (nem hoje, pensando bem). Nós fomos estudar datilografia para poder acelerar o processo de digitação de códigos. Holden tinha um MSX na casa dele e final de tarde e finais de semana era certo a gente ficar o dia todo digitando códigos para ouvir o som de um helicóptero! Depois meu pai comprou um CP-500 da Prológica, que vinha com um livro cheio de códigos e revistas que a gente achava na 'Banca Souza' para programar uns jogos nas tardes de sábado.

Hoje ainda acho que ensinam pouco de informática para as crianças. Muitos não sabem para que servem todas as teclas do teclado. Nos sistemas "S", escolas do Senac (e eu já fui professora lá) se preocupam em formar para o trabalho em editores de textos e planilhas de uma Big Tech, não ensinam que existem outras possibilidades, outros 'fabricantes' de softwares, ou nem apresentam os Softwares Livres (os quais, muitos funcionários públicos deveriam estar usando).

Temos que parar para pensar nos novos modelos de ensino de informática. Projetos britânicos como o Raspberry Pi, voltados para a Educação de crianças, não são aplicados por aqui. Estão falando muito em IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas, mas as escolas que possuem laboratório de "informática" só estão apresentando computadores com o Windows (JANELAS) e as crianças vão lá para navegar e "pesquisar" no Google. Desculpem, mas isso não é ensinar informática para as crianças!

Visitei uma escola particular aqui na cidade de Castro-PR e vi essas coisas. Não, as crianças não estão aprendendo NADA de informática nesses locais. Outro projeto que tinha por lá era o ensino de "robótica" com LEGO. Não, não é robótica isso! As crianças estavam montando LEGO copiando o que mostravam em vídeo num tablet, tem criatividade aí? Onde estão os projetos com Arduíno, Raspberry Pi e programação desde códigos ilustrados como Scratch para a criançada? Depois viram adultos robotizados e não sabem por quê estão sendo vítimas das Big Techs.

Essa é a minha campanha: ensinar informática e não seguidores de Big Techs! Vale para crianças, jovens e adultos. As escolas podem implementar robótica educacional, robótica com sucatas... Arduíno tem para vender em kits que não são caros no MercadoLivre, ou pela internet. Por que nessas horas não fazem pesquisas nos laboratórios JANELEIROS? Onde estão as impressoras 3D com acesso para alunos?

 

Links úteis:

  1. Vídeo: O que é Placa de Circuito Impresso

  2. Raspberry Pi projeto educacional

  3. Ensino de códigos para crianças


Autora Barbara  Blog  0  
latinotalks_01out21.png
02 Out 2021
A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas.

Nesta LIVE da LatinoTalks 2021 estavam reunidos os feras: Luciano Lourenço, Ana Paula, André Noel, Elias Silveira, Mozart Couto, Cartola, Dio, Fabs Balvedi e eu. Com o tema "Software Livre bem usado no design gera oportunidades e receitas", debatemos nosso trabalho e como difundir o uso das tecnologias abertas e livres nas áreas criativas.

"A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas", sugeriu Luciano Lourenço, numa citação a Ernst Fisher (1973).

Gerando Ilustrações, Imagens, Fotos, Material Jornalístico, Material Gráfico, Material e tutorais com Software Livre e Tecnologias Abertas

Esta Talk nossos convidados vão falar das suas experiências e prazer e também claro de algumas dificuldades que foram superadas utilizando Software Livre para o sucesso de suas carreiras, e vão dar dicas de como começar e se tornar um profissional nas áreas.

Acompanhe o bate papo pelo YouTube ou assista abaixo:

 

.


Autora Barbara  Blog  0  
gnugraf2021_barbara.png
02 Out 2021
Confira a palestra que fizemos no melhor evento sobre computação gráfica livre do país

Confira a palestra "Softwares Livres para as crianças" que fizemos na GNUGRAF 2021, o melhor evento sobre computação gráfica livre do país!

Foi dia 25 de setembro, sábado, 10 horas, ao vivo, pelo YouTube, como divulguei nas minhas redes sociais.

Acompanhe pelo YouTube neste link ou veja abaixo:

 


Autora Barbara  Blog  0  
latinotalks_tecnologias_abertas.png
01 Out 2021
Bate Papo sobre o Impacto de como as Tecnologias Abertas afetam e melhoram a humanidade hoje e no futuro.

Bate Papo sobre o Impacto de como as Tecnologias Abertas afetam e melhoram a humanidade hoje e no futuro.

Com:

  1. Adail Henrique Spinola Horst - Analista de Redes do SERPRO - Escritor de Livros sobre "Autor dos Plugins Zabbix-Extras, Everyz e do livro “De A a Zabbix” - Ferramentas livres
  2. Carlos Eduardo - Cadunico - Consultor de Software Livre da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia da prefeitura de Niterói - Especialista em Softaware Grafico, Video e Som utilizando software livre.
  3. Barbara Tostes - Jornalista - Especialista em Educação a Distância - Empresária em produção de material grafico - Utilizando software e hardware livre em sua empresa.
  4. João Fernando Costa Júnior - Administrador, especialista em Informática na Educação, Ensino à Distância e Docência no Ensino Superior e Técnico - Rede Espírito Livre [Revista Espírito Livre, TV Espírito Livre e Fórum Espírito Livre produzido com ferramentas livres.
  5. Paulo Kretcheu - Engenheiro Mecânico, Professor Universitário, Administrador de Redes, Colaborador no Debian 9DM - Sistema Operacional Linux.
  6. Karina Menezes - Doutora em Educação pela FACED/UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - Integrante do Raul Hacker Club de Salvador Bahia, idealizadora do Crianças Hackers

Link para o vídeo no YouTube


Autora Barbara  Blog  0  
New_World_Linux_000_wallpaper.jpg
01 Out 2021
Como forma de protesto, os gamers que jogam no GNU/Linux deveriam comprar e pedir reembolso e abrir tickets nas produtoras de jogos
[html]

O jogo New World (NW, produzido e distribuído pela Amazon) recebeu mais de um milhão de players no dia de seu lançamento, terça-feira (28 de setembro de 2021). Meus amigos gamers convidaram pelas redes sociais: "vamos lá jogar juntos, estaremos no servidor tal, meu nick lá será esse e aguardo vocês!". Pronto, fui lá na Steam e comprei, baixei e aí fui na lista do Telegram chamada "Linux Games" e perguntei ao povo quem estava jogando. Patola, o dono da lista, na mesma hora postou um link do pessoal do Proton, reportando que o game não passava da tela de criação de personagem por conta do sistema de anti-cheat da Epic Games.

A Steam possui uma plataforma que permite rodar jogos de outros sistemas operacionais no GNU/Linux utilizando Proton. Assim, praticamente todos os novos jogos deveriam rodar... Mas o NW não roda até hoje (momento que posto este artigo no meu blog). Pode ser que em alguns dias, a Epic Games corrija seu sistema anti-cheat ou que jogadores consigam fazê-lo funcionar e ao compartilhar as informações a gente consiga passar da tela de criação de personagem.

A minha experiência com o New World foi: comprar, instalar, rodar, criar personagem, escolher servidor, deixar dar alguns erros... Abrir ticket na produtora do game, abri ticket no site do anti-cheat da Epic, pedi reembolso na Steam.

Como forma de protesto, os gamers que jogam no GNU/Linux deveriam comprar e pedir reembolso e abrir tickets nas produtoras de jogos e no site do desenvolvedor como o Easy Anti-cheat da EPIC Games. Eles (as produtoras, americanos em geral) respeitam o consumidor e avaliam muito essas questões de devolução. Então, é a melhor forma de mostrar que você quer jogar o jogo, mas no sistema operacional que você escolher, não eles!

Postei as imagens das capturas nos grupos de meus amigos gamers e na lista Linux Games no Telegram. Tive o retorno de um amigo que joga no Windows 10 de que o anti-cheat tinha dado problema por lá também. Ele escreveu: "Não é problema exclusivo do Linux. O tal do anti-cheat deu merda aqui pra mim hoje também.". Outro fato engraçado: um amigo gamer disse que o jogo é um "queue simulator", hahaha. Agora a última dica do Patola: compre o jogo depois, mais pra frente, quando o valor cair, em alguma promoção da Steam.

 

Acompanhe as dicas:

Cláudio "Patola" Sampaio


Autora Barbara  Blog  0  
CPBR2021_Joy_of_life_Jornalismo_palestra.png
23 Jul 2021
No palco Joy of Life by Magalu, fizemos uma palestra de 25 minutos

Foi na quinta-feira (22 de julho de 2021), de 13 às 13h25, que apresentamos a palestra 'Jornalismo com Softwares Livres' na Campus Party Brasil Digital São Paulo. No palco Joy of Life by Magalu.

 

Veja AQUI o link para vídeo

 


Autora Barbara  Blog  0  
martin_owens_newtool.png
21 Jun 2021
Ajuste tamanho e posicionamento de objetos por qualquer lado, totalmente configurável!

Apoiar Softwares Livres é também ajudar com ideias, financiar, compartilhar. Nesta postagem você pode conferir o vídeo que o programador de Inkscape, Martin Owens, preparou para explicar o recurso solicitado por mim.

 

Ele o chamou de "Set the side you want", eu diria que você poderá ajustar tamanho e posicionamento de objetos por qualquer lado selecionado. E Martin ainda incluiu o ponto central do objeto! Dessa forma, os desenhistas de facas de corte, de projetos como envelopes, caixinhas; ou até mesmo de desenhos técnicos, plantas, casas, peças, podem digitar um tamanho ou posição x e y para um determinado objeto e ele será redimensionado sem sair do lugar (ou, melhor dizendo, vai ficar com um ponto fixo escolhido pelo usuário).

 

Se quiser ver o código do projeto, aqui está o link!

 

Veja o vídeo explicativo da nova funcionalidade:

 


Autora Barbara  Blog  0  
libreoffice_logo_blender3D.png
21 Jun 2021
Utilizo o Blender 3D há anos, mais para impressão 3D que para outra coisa... Em agosto de 2020 saiu a versão nova do LibreOffice com um desenho 2D cheio de profundidade 3D... resolvi desenhar!
LO7 Branding Blender

Utilizo o Blender 3D há anos, mais para impressão 3D que para outra coisa... Em agosto de 2020 saiu a versão nova do LibreOffice com um desenho 2D cheio de profundidade 3D... resolvi desenhar!

 

Foi com intenção de treinar o 3D e renderização que comecei a desenhar a logo do LibreOffice 7.x feita em desenho 2D pelo artista e colaborador Bayu Rizaldhan Rayes e pelo time de Design da suíte office distribuída sob licença de Software Livre. Mandei as primeiras renderizações para o grupo do LibreOffice Brasil no Telegram e sugeriram passar para o responsável pelo marketing do LO. Então, enviei as renderizações e o arquivo do Blender para que publicassem no blog deles e compartilhassem com outras pessoas da equipe de design e comunicação para que fizessem animações ou o que quisessem, com licença CC-BY-SA 4.0.

 

Aqui está a publicação no blog do LibreOffice

 

Clique AQUI para ir em Downloads e baixar o arquivo .blend da logo 3D e da animação!

 

Veja o vídeo da animação:


Autora Barbara  Blog  0  
AreaSL_CPBR_DSC09584.JPG.jpg
20 Jun 2021
Para relembrar os encontros com os amigos de 2012 a 2014 em São Paulo, no Anhembi Parque

A Área de Software Livre na Campus Party Brasil, realizada em São Paulo, no Anhembi Parque, sempre foi bastante movimentada. Fui jornalista voluntária dessa área, que no início tinha um palco dedicado, depois virou palco Sócrates, durante anos e separei as fotos para lembrar e relembrar aqui nesta postagem.

 

Na foto dessa postagem, o grande amigo Cabelo em uma palestra sobre realidade aumentada, sucesso total! Todas as palestras dele sempre lotaram de público!

 

Sim, meu blog é para guardar coisas antigas e postar coisas novas também! Espero que se divirtam assim como me diverti lá nos eventos, encontrando diversos amigos! Fotos para guardar no coração!

 

Clique AQUI para ver as fotos

 


O que vem por aí...

Latinoware2021 Card Barbara Tostes

Barbara MUVUCA2021

Minha Fonte TTF para download

TTF Barbara Tostes Hand 2

Faça download da fonte "Barbara Tostes Hand", em TTF, pode ser instalada em Windows, OSX, distribuições Linux. Gratuita e livre.

Ver todos os downloads

O Dia que o Sol tirou Férias

Cover Sol 2

Baixe em Downloads o livro infantil "O dia que o Sol tirou férias", de Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado por Lionel Mota

A Casinha de Bolinhas de Arco-Íris

Cover Casinha 2

Leia para as crianças o livro "A Casinha de Bolinhas de Arco-͍ris", também na Área de downloads deste blog. Escrito por Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado pelo artista Clayton Ramos.