Textos do dia a dia
segunda-feira, maio 20, 2024
Autora Barbara  Blog  0  
Impressao3DnaEscolaCAPAblog.jpg
21 abr 2022
Aprenda a usar a impressora 3D na Escola, Colégio, Comunidade. Dicas de objetos 3D prontos e links para vídeos e aulas online gratuitas para criar os seus!

Preparamos o guia "Impressão 3D na Escola - Guia Prático e Ilustrado" para acompanhar as oficinas de impressão 3D gratuitas que temos ministrado. Reunimos links de objetos 3D já prontos (STLs) com sugestão para cada disciplina do ambiente escolar. Está sob licença livre e pode ser distribuído como Recurso Educacional Aberto (REA).

Seguem os links úteis para download do PDF (em constante atualização) e para visualização de arquivos e vídeos em playlist organizada no YouTube:

  1. DOWNLOAD do PDF do "Impressão 3D na Escola - Guia Prático e Ilustrado"
     
  2. Playlist de aulas de oficinas de impressão 3D (o link também está no guia)
     
  3. Arquivos úteis para uso nas oficinas, no Dropbox (o link está no guia)
     

Autora Barbara  Blog  0  
barbara_biglinux03.jpg
25 jun 2023
Testado e aprovado! BigLinux recomendado para toda a família

Testei o BigLinux no sábado (17 de junho/2023) e gostei bastante da parte da instalação. Antes de iniciar, assisti os vídeos que eles recomendam no site. Não sou tão leiga assim em instalações de sistemas operacionais GNU/Linux, mas é sempre bom dar uma revisada e estudar mais um pouquinho para não fazer besteira. Tive problemas no pendrive, mas depois deu certo, conferi o download e configurei o setup para o boot e pronto! Lá estava o sistema operacional rodando pelo pendrive, agora faltava instalar no SSD. Depois de tudo escolhido, inclusive o sistema de arquivos, o BigLinux não demorou para terminar a instalação. Gostei da parte que permite escolher o layout dos lançadores!

 

É a primeira vez que uso "Manjaro", gostei bastante. KDE Plasma então, foi bem mais fácil, porque já estou acostumada, tenho no notebook PoPOS com KDE e procuro ajudar e me envolver na comunidade KDE como tradutora em softwares livres como Krita, Kdenlive e outros.

 

Fiquei feliz com o resultado. O GRUB que o BigLinux colocou no meu notebook é muito mais bonito que todos os outros que já vi. Estou com um monte de sistemas operacionais GNU/Linux para testar, para usar, para jogar, para trabalhar. Curto muito. Instalei e postei no meu twitter (@creuzetica): "Conheci o BigLinux a convite do programador Rafael Ruscher [que me ajudou pelo Telegram também, tirando algumas dúvidas, valeu!]. De cara, já gostei porque é KDE e meu primeiro "Manjaro". Sistema Operacional brasileiro, mantido pelo fundador Bruno Gonçalves. Detectou todo hardware automaticamente, show, lindo demais!".

 

Outra coisa que achei maneira: o terminal. Muito bonitinho! Fora os lindos papéis de parede com os bichinhos simpáticos. Pensei: toda família vai adorar esse sistema! Agora uma crítica: a loja de softwares podia ser mais "visual" para os leigos. Achei mais complicada para iniciantes, não mostra de cara as telas dos programas e meio que "confunde" na questão de versões. Porém, muita coisa já estava instalada! Deixei para fazer uns vídeos instalando softwares livres e games depois, para postar no YouTube.

 

Opa, faltou o link para vocês baixarem: BigLinux AQUI!

 

Bom, é isso, recomendadíssimo! É o sistema operacional com equipe brasileira entrando na "maioridade"! Parabéns, galera! Muitos e muitos anos para o projeto!

 Nenhum(a)

Autora Barbara  Blog  0  
kleber_capa_livro_detalhe.jpg
24 jun 2023
Com linguagem simples e objetiva, livro traz explicações passo a passo

Kleber Rect 250x250x96O autor do eBook "Aprendendo Inkscape - Design e Editoração Eletrônica com Software Livre", Kleber Luis Nascimento, classifica-se como super fã do Software Livre Inkscape. Ele é usuário de Linux e Software livre desde 2005. Trabalha desde 2000 com arte-finais. Através de uma linguagem simples e objetiva, o eBook traz explicações passo a passo para usuários iniciantes, com estudo gradual das ferramentas do software. 

Para adquirir seu exemplar, basta clicar AQUI ou na imagem e visitar o Hotmart do autor.

Tivemos acesso ao conteúdo do livro e podemos dizer que está muito bem escrito, bem organizado e traz tudo o que se precisa saber para dominar o software livre que amamos: o Inkscape!

Não perca tempo! Adquira o seu e ajude a divulgar! Nós precisamos de mais autores como o Kleber, com tão caprichado material.

Descrição do livro: "Este documento visa apresentar os recursos essenciais do Inkscape na versão em português para as plataformas Windows, Linux e MacOs a estudantes e profissionais das áreas de Design, Publicidade e Marketing, bem como para gráficos e arte-finalistas. Com linguagem simples e objetiva, fornece um estudo gradual da ferramenta com explicações passo a passo. Também aborda características do software, seu processo de instalação, interface de trabalho, painel de ferramentas, trabalho com arquivos, configurações básicas e uso de objetos, assim como ilustrações vetoriais com formas geométricas e ferramentas de redesenho.

Com o Inkscape, uma ferramenta de edição vetorial de imagens da comunidade Open Source, é possível criar sofisticados trabalhos de arte para serem usados em qualquer tipo de mídia, desde trabalhos impressos, sites da web ou dispositivos móveis. O software também apresenta recursos para a criação de logotipos e postais, vetorização de imagens, colorização, estudo de cores, criação de anúncios, editoração e muitas outras possibilidades.O Inkscape possui ferramentas semelhantes ao Adobe Illustrator, CorelDraw e Xara Designer Pro+. São ferramentas intuitivas e muito fáceis de usar. Muito útil para quem quer economizar com licenças sem perder a qualidade dos seus trabalhos."
 


Autora Barbara  Blog  0  
Beatles_classic.jpg
24 fev 2023
Olha que incríveis coisas você (ou qualquer outra pessoa) pode compartilhar!

por Barbara Tostes (para a Revista Espírito Livre)

 

Para quem associou o título àquela música do quarteto 'The Beatles', é isso mesmo! Sou fã! Vou usar "Here, There And Everywhere", de Lennon e McCartney para contar aos amigos como comecei a usar Software Livre e hoje vejo muitos trabalhos compartilhados. Um deles foi uma brincadeira de massinha de modelar (clay). Fiz os bonequinhos de Paul, John, George e Ringo. Já tinha modelado o Yellow Submarine em argila, numa aula de escultura. Como eu tinha acabado de comprar um scanner 3D, decidi escanear tudo e colocar na web, compartilhar no thingiverse.com. Lá é o "Universo das Coisas", um local onde quem desenha 3D ou imprime algum objeto, publica e compartilha, curte os desenhos dos outros. Foi aí que vi os meus Beatles pintados com as roupinhas do álbum Yellow Submarine, combinando! A pessoa baixou os meus arquivos, imprimiu em casa e pintou (http://www.thingiverse.com/make:144612). Fiquei muito emocionada ao ver que uma coisa que eu fiz, um trabalho manual, transformado depois em digital por scanner 3D, virou algo real lá para outra pessoa, em outro lugar, de uma forma diferente.

Foi aí que eu 'associei' tudo ao Software Livre, ao compartilhamento! Olha que incríveis coisas você que é programador, desenvolvedor, ou até mesmo artista, jornalista como eu, ou qualquer outra profissão, pode compartilhar! Você colabora traduzindo algo e depois vê inúmeras, centenas, milhares de pessoas usando a sua tradução (eu ajudei a traduzir o Krita e meu nome está no programa!); você pode colaborar com tutoriais, gravando sua tela e explicando como fez para resolver algo, ou ensinar coisas novas. Sempre aprenderá coisas novas também! Isso é Software Livre! É uma cultura de liberdade, uma mistura que só trará amigos ao seu redor, e em todo lugar!

 

Software Livre é colaborar, é participar de uma comunidade. E a palavra "comunidade" me traz recordações do bairro onde morei, no interior do Rio de Janeiro, em Miracema. Meus pais tinham condições de comprar um computador, em 1983; servia para tirar relatórios de clientes na corretora de seguros da família. Eu ainda brincava com as crianças na esquina, mas já tinha acesso a "novas tecnologias". Ao olhar lá atrás e ver que meus amigos, que não tinham como comprar um computador ou "brincar de programador" na época, utilizam hoje a tecnologia normalmente, acessam redes sociais, foram se inserindo aos poucos às novas tecnologias. Imagina as crianças de agora o que podem fazer com um Raspberry Pi? No início dos anos 1990 ninguém tinha tanto acesso assim, mas já programavam ou digitavam linhas de comando. E agora ficaram preguiçosos? Linha de comando é um terror? Tudo bem, é claro que o modo gráfico é melhor, eu também sou fã, mas digitar alguns comandos remete à infância, quando abria o computador com um cursor piscando na tela.

Desde que conheci um sistema de postagem de notícias na internet, depois um sistema de gerenciamento de sites que tinha licença GNU/GPL, passei a usar Kurumin (sistema operacional desenvolvido por brasileiros), fui para o Senac estudar GNU/Linux, aprendi como instalar e dar comandos. Procurei me envolver e aprender cada vez mais. Entender como as coisas funcionam era coisa de meu irmão, eu queria era usar e poder alterar o que precisasse. Quando queria algo novo em meu site de notícias, eu procurava scripts e acrescentava, porque meu sistema era aberto e livre (este aqui no meu blog é o e107). Imagine ter que pagar tudo, não teria condições financeiras.

Em meu dia a dia eu uso o sistema Kubuntu (interface KDE com o Plasma, está melhor a cada atualização). E os principais Softwares Livres que utilizo são os navegadores Firefox e Chromium; FileZilla como cliente FTP para enviar arquivos a servidores web; o editor de imagens GIMP para tratar minhas fotos; o Inkscape para fazer artes para a web e para minha gráfica digital; o Krita para converter arquivos e fazer desenhos; editores de texto simples como o gedit e o Kate; LibreOffice Writer para escrever este artigo e atender clientes em assessoria de imprensa; LibreOffice DRAW para abrir arquivos .cdr, Impress para as apresentações e Calc para as planilhas; Blender para editar ou desenhar meus 3Ds para minhas impressoras RepRap (hardware livres); Audacity para editar áudio ou gravações que eu tenha feito em entrevistas; o ótimo editor de vídeo Kdenlive ou o OpenShot para resumir minhas tantas filmagens de eventos e notícias em uma matéria curta para a web; e tantos outros como o sistema de gerenciamento de sites e107; Thunderbird para meus emails; Scribus para ajudar na diagramação de alguns jornais e revistas; editores específicos como o PDF-Shuffler, entre muitos tantos Softwares Livres, e games! Como podem ver, existem muitos, muita coisa boa, muita novidade e coisas para testar e usar.

Para quem se cansou de antivírus e de todo o tipo de propaganda de softwares proprietários, tentar Software Livre não é arriscar em nada! É aprender e se aventurar por coisas novas, por visuais bonitos e gente criativa. Tente também! Colabore, ajude, contribua e cresça, faça sua comunidade se desenvolver!


Autora Barbara  Blog  0  
rudolphbarbara002.jpg
04 dez 2021
Minha xará Bárbara quis aprender comigo a usar o Inkscape e criou a logo do LUIZIANA, restaurante que leva o nome das filhas

Rudolph é um chefe de cozinha de mão cheia e é casado com a Bárbara, minha xará. Os dois têm duas filhas, a Luiza e a Ana, e hoje administram um restaurante ótimo na estrada que vai de Castro a Castrolanda (colônia holandesa): o 'LUIZIANA Restaurante e Pizzaria'. Perto do Parque de Exposições Dario Macedo, logo depois do aeroporto da cidade, uma comida de primeira, preparada pelo casal e equipe.
 

Eles já eram donos do Raiz Cozinha Contemporânea, que servia refeições em diversas empresas na cidade, quando os conheci. Fiz muitos adesivos para as marmitas deles, cardápio, cartazes e um monte de outras artes de folhetos e comunicação para eventos. Certa vez a Bárbara viu que eu estava usando Inkscape e perguntou como fazia para aprender. Passei umas instruções rápidas e o link para meu curso online gratuito sobre o Inkscape.
 

A Bárbara já gostava de se divertir fazendo artes, ela "pegou rápido" as dicas que dei e ficou craque no Inkscape. Ela faz toda a comunicação do Restaurante Luiziana nas redes sociais também! E como eu sou ativista do Software Livre, não podia deixar de pedir autorização ao casal, que hoje me contou a história da criação da logo (eu desconfiei, perguntei e me contaram!). Confira as fotos do casal, da logo e do restaurante! O casal tirou as máscaras a meu pedido para tirar uma foto e aparecer para o público! Essa é uma história que nos faz feliz, mostra que o Software Livre pode realizar sonhos, gerar renda, conquistar amigos e clientes!
 

Confira o Instagram do Restaurante Luiziana AQUI

Fotos internas e outras informações AQUI


Autora Barbara  Blog  0  
cameo_e_inkscape_cortes.png
08 nov 2021
Palestra em vídeo feita no dia 06/11/2021 para o MuvucaHack_Festival

Nessa apresentação, veja como fazer artes gráficas e cortar na Silhouette Cameo pelo Inkscape, um software livre poderoso onde podemos criar e enviar direto para a máquina, finalizando trabalhos mais rapidamente. Também vamos dar dicas e trocar experiências em como trabalhar com equipamentos conectados a tecnologias livres e de código aberto. Agradecimentos ao pessoal do Muvuca Hack Festival

Você vai precisar de...

  1. Software Livre Inkscape (inkscape.org)
  2. Extensão 'Send to Silhouette'
    https://github.com/fablabnbg/inkscape-silhouette

Você pode converter arquivos .studio para .svg
http://www.ideas-r-us-software.uk/FileConverters/SilhouetteStudioConverter.aspx

Baixe AQUI o arquivo .svg que usamos com as marcas de corte já configuradas para A4

Veja o vídeo no Youtube ou assista logo abaixo:

 


Autora Barbara  Blog  0  
LDS100_participacao.jpeg.jpg
30 out 2021
Participamos de uma conversa com o pessoal da DEBXP de Blau Araújo sobre Liberdade, confira o vídeo!

Veja o vídeo da Live de Segunda número 100, com diversos participantes ilustres. Debatemos LIBERDADE!

Link para o vídeo no YouTube AQUI

 


Autora Barbara  Blog  0  
latinoware2021_fotosanimadas.png
16 out 2021
Confira minha palestra no Espaço Peru, Mídia e Games, na Latinoware 2021

Vamos fazer montagens de fotografias e animar? Podemos fazer tudo com Softwares Livres, gerar vídeos ou páginas web! Suas fotos, dos pets, fotos da família, de amigos! Gerar arquivos rapidamente ou trabalhar manualmente em qualquer projeto. Explicações mais simples para resultados fantásticos, vamos lá? Assista o vídeo e baixe os arquivos disponíveis aqui nesta postagem.

Utilizamos os seguintes softwares livres: PhotoCollage, Inkscape, Sozi, Blender, para baixar, basta ir na loja de software da sua distribuição GNU/Linux.

Arquivo .blend para download


Autora Barbara  Blog  0  
revista_eletronica_antiga.png
06 out 2021
Parece que as pessoas estão percebendo só agora a grande invasão e dominação das Big Techs, grandes empresas de tecnologia, que visam o lucro e somente o lucro

Parece que as pessoas estão percebendo só agora a grande invasão e dominação das Big Techs, grandes empresas de tecnologia, que visam o lucro e somente o lucro. Estão pouco se importando se nossas crianças e adolescentes (e até mesmo pais desinformados) estão acessando conteúdo que os levam a caminhos que deixam rastros, que deixam dados para serem usados. Somos todos um grande banco de dados que pode ser vendido, comercializado descaradamente.

No final dos anos 1980 eu era uma menina criativa, procurava cursos e tinha muita curiosidade. Sim, eu fiz curso de "Eletrônica, Rádio e TV" do Instituto Monitor e comprei revistinhas de eletrônica na 'Banca Souza', que ficava ao lado da rodoviária de Miracema-RJ, noroeste fluminense. Numa dessas revistinhas, vinha um projeto de fazer um jogo de leds com placa de circuito impresso e eu comprei um KIT pelos Correios (antigamente ou você ligava na empresa e depositava para fazer as compras, ou mandava carta e combinava todo o envio, demorava dias...). Eu desenhei o circuito com caneta especial na placa, fiz todo o processo de revelação, com um produto que corroía as partes onde não tinha os desenhos que eu havia feito e pronto, era só soldar as peças, que também comprei pelos correios. Para completar o projetinho, prendi num pedaço de madeira e cobri com uma tampa de caixa de sapatos. Eram diversos pregos com leds e dois fios que saíam com dois clipes de papel nas pontas. Cada vez que ligava era randomizado, você tinha que descobrir dois pregos entre diversos que tinha lá que iam fechar o curto e acender o led certo. Foi interessante fazer, meus amigos e amigas adoraram, a gente brincou bastante nesse jogo de adivinhar que eu mesma tinha construído.

Eu, meu irmão mais novo, Jean, meus amigos Flávio (Babim), Holden, meu primo Ivanildo e minha amiga Karine íamos estudar informática na cidade vizinha, Santo Antônio de Pádua-RJ, porque em Miracema não tinha. Era na 'CDI Informática' e o professor era fera. Nos ensinou BASIC e programávamos felizes no terminal, digitando diversas linhas, comandos, etc.

Naquela época não ensinavam informática nas escolas (nem hoje, pensando bem). Nós fomos estudar datilografia para poder acelerar o processo de digitação de códigos. Holden tinha um MSX na casa dele e final de tarde e finais de semana era certo a gente ficar o dia todo digitando códigos para ouvir o som de um helicóptero! Depois meu pai comprou um CP-500 da Prológica, que vinha com um livro cheio de códigos e revistas que a gente achava na 'Banca Souza' para programar uns jogos nas tardes de sábado.

Hoje ainda acho que ensinam pouco de informática para as crianças. Muitos não sabem para que servem todas as teclas do teclado. Nos sistemas "S", escolas do Senac (e eu já fui professora lá) se preocupam em formar para o trabalho em editores de textos e planilhas de uma Big Tech, não ensinam que existem outras possibilidades, outros 'fabricantes' de softwares, ou nem apresentam os Softwares Livres (os quais, muitos funcionários públicos deveriam estar usando).

Temos que parar para pensar nos novos modelos de ensino de informática. Projetos britânicos como o Raspberry Pi, voltados para a Educação de crianças, não são aplicados por aqui. Estão falando muito em IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas, mas as escolas que possuem laboratório de "informática" só estão apresentando computadores com o Windows (JANELAS) e as crianças vão lá para navegar e "pesquisar" no Google. Desculpem, mas isso não é ensinar informática para as crianças!

Visitei uma escola particular aqui na cidade de Castro-PR e vi essas coisas. Não, as crianças não estão aprendendo NADA de informática nesses locais. Outro projeto que tinha por lá era o ensino de "robótica" com LEGO. Não, não é robótica isso! As crianças estavam montando LEGO copiando o que mostravam em vídeo num tablet, tem criatividade aí? Onde estão os projetos com Arduíno, Raspberry Pi e programação desde códigos ilustrados como Scratch para a criançada? Depois viram adultos robotizados e não sabem por quê estão sendo vítimas das Big Techs.

Essa é a minha campanha: ensinar informática e não seguidores de Big Techs! Vale para crianças, jovens e adultos. As escolas podem implementar robótica educacional, robótica com sucatas... Arduíno tem para vender em kits que não são caros no MercadoLivre, ou pela internet. Por que nessas horas não fazem pesquisas nos laboratórios JANELEIROS? Onde estão as impressoras 3D com acesso para alunos?

 

Links úteis:

  1. Vídeo: O que é Placa de Circuito Impresso

  2. Raspberry Pi projeto educacional

  3. Ensino de códigos para crianças


Autora Barbara  Blog  0  
latinotalks_01out21.png
02 out 2021
A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas.

Nesta LIVE da LatinoTalks 2021 estavam reunidos os feras: Luciano Lourenço, Ana Paula, André Noel, Elias Silveira, Mozart Couto, Cartola, Dio, Fabs Balvedi e eu. Com o tema "Software Livre bem usado no design gera oportunidades e receitas", debatemos nosso trabalho e como difundir o uso das tecnologias abertas e livres nas áreas criativas.

"A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas", sugeriu Luciano Lourenço, numa citação a Ernst Fisher (1973).

Gerando Ilustrações, Imagens, Fotos, Material Jornalístico, Material Gráfico, Material e tutorais com Software Livre e Tecnologias Abertas

Esta Talk nossos convidados vão falar das suas experiências e prazer e também claro de algumas dificuldades que foram superadas utilizando Software Livre para o sucesso de suas carreiras, e vão dar dicas de como começar e se tornar um profissional nas áreas.

Acompanhe o bate papo pelo YouTube ou assista abaixo:

 

.


Livros em Flipbook!

ACasinhaBolinhas Livro

ODiaSolTirouFerias Livros

Por onde estivemos...

Latinoware2021 Card Barbara Tostes

Barbara MUVUCA2021

TTF Barbara Tostes Hand 2

Faça download da fonte "Barbara Tostes Hand", em TTF, pode ser instalada em Windows, OSX, distribuições Linux. Gratuita e livre.

Ver todos os downloads

TTF Barbara Tostes Hand 2

Faça download da fonte "Barbara Tostes Hand", em TTF, pode ser instalada em Windows, OSX, distribuições Linux. Gratuita e livre.

Ver todos os downloads

Cover Sol 2

Baixe em Downloads o livro infantil "O dia que o Sol tirou férias", de Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado por Lionel Mota

Cover Casinha 2

Leia para as crianças o livro "A Casinha de Bolinhas de Arco-͍ris", também na Área de downloads deste blog. Escrito por Barbara Samel Rocha Tostes, ilustrado pelo artista Clayton Ramos.