
Confira a palestra "Softwares Livres para as crianças" que fizemos na GNUGRAF 2021, o melhor evento sobre computação gráfica livre do país!
Foi dia 25 de setembro, sábado, 10 horas, ao vivo, pelo YouTube, como divulguei nas minhas redes sociais.
Acompanhe pelo YouTube neste link ou veja abaixo:

Bate Papo sobre o Impacto de como as Tecnologias Abertas afetam e melhoram a humanidade hoje e no futuro.
Com:
- Adail Henrique Spinola Horst - Analista de Redes do SERPRO - Escritor de Livros sobre "Autor dos Plugins Zabbix-Extras, Everyz e do livro “De A a Zabbix” - Ferramentas livres
- Carlos Eduardo - Cadunico - Consultor de Software Livre da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia da prefeitura de Niterói - Especialista em Softaware Grafico, Video e Som utilizando software livre.
- Barbara Tostes - Jornalista - Especialista em Educação a Distância - Empresária em produção de material grafico - Utilizando software e hardware livre em sua empresa.
- João Fernando Costa Júnior - Administrador, especialista em Informática na Educação, Ensino à Distância e Docência no Ensino Superior e Técnico - Rede Espírito Livre [Revista Espírito Livre, TV Espírito Livre e Fórum Espírito Livre produzido com ferramentas livres.
- Paulo Kretcheu - Engenheiro Mecânico, Professor Universitário, Administrador de Redes, Colaborador no Debian 9DM - Sistema Operacional Linux.
- Karina Menezes - Doutora em Educação pela FACED/UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - Integrante do Raul Hacker Club de Salvador Bahia, idealizadora do Crianças Hackers

O jogo New World (NW, produzido e distribuído pela Amazon) recebeu mais de um milhão de players no dia de seu lançamento, terça-feira (28 de setembro de 2021). Meus amigos gamers convidaram pelas redes sociais: "vamos lá jogar juntos, estaremos no servidor tal, meu nick lá será esse e aguardo vocês!". Pronto, fui lá na Steam e comprei, baixei e aí fui na lista do Telegram chamada "Linux Games" e perguntei ao povo quem estava jogando. Patola, o dono da lista, na mesma hora postou um link do pessoal do Proton, reportando que o game não passava da tela de criação de personagem por conta do sistema de anti-cheat da Epic Games.
A Steam possui uma plataforma que permite rodar jogos de outros sistemas operacionais no GNU/Linux utilizando Proton. Assim, praticamente todos os novos jogos deveriam rodar... Mas o NW não roda até hoje (momento que posto este artigo no meu blog). Pode ser que em alguns dias, a Epic Games corrija seu sistema anti-cheat ou que jogadores consigam fazê-lo funcionar e ao compartilhar as informações a gente consiga passar da tela de criação de personagem.
A minha experiência com o New World foi: comprar, instalar, rodar, criar personagem, escolher servidor, deixar dar alguns erros... Abrir ticket na produtora do game, abri ticket no site do anti-cheat da Epic, pedi reembolso na Steam.
Como forma de protesto, os gamers que jogam no GNU/Linux deveriam comprar e pedir reembolso e abrir tickets nas produtoras de jogos e no site do desenvolvedor como o Easy Anti-cheat da EPIC Games. Eles (as produtoras, americanos em geral) respeitam o consumidor e avaliam muito essas questões de devolução. Então, é a melhor forma de mostrar que você quer jogar o jogo, mas no sistema operacional que você escolher, não eles!
Postei as imagens das capturas nos grupos de meus amigos gamers e na lista Linux Games no Telegram. Tive o retorno de um amigo que joga no Windows 10 de que o anti-cheat tinha dado problema por lá também. Ele escreveu: "Não é problema exclusivo do Linux. O tal do anti-cheat deu merda aqui pra mim hoje também.". Outro fato engraçado: um amigo gamer disse que o jogo é um "queue simulator", hahaha. Agora a última dica do Patola: compre o jogo depois, mais pra frente, quando o valor cair, em alguma promoção da Steam.
Acompanhe as dicas:
Cláudio "Patola" Sampaio

Foi na quinta-feira (22 de julho de 2021), de 13 às 13h25, que apresentamos a palestra 'Jornalismo com Softwares Livres' na Campus Party Brasil Digital São Paulo. No palco Joy of Life by Magalu.

Apoiar Softwares Livres é também ajudar com ideias, financiar, compartilhar. Nesta postagem você pode conferir o vídeo que o programador de Inkscape, Martin Owens, preparou para explicar o recurso solicitado por mim.
Ele o chamou de "Set the side you want", eu diria que você poderá ajustar tamanho e posicionamento de objetos por qualquer lado selecionado. E Martin ainda incluiu o ponto central do objeto! Dessa forma, os desenhistas de facas de corte, de projetos como envelopes, caixinhas; ou até mesmo de desenhos técnicos, plantas, casas, peças, podem digitar um tamanho ou posição x e y para um determinado objeto e ele será redimensionado sem sair do lugar (ou, melhor dizendo, vai ficar com um ponto fixo escolhido pelo usuário).
Se quiser ver o código do projeto, aqui está o link!
Veja o vídeo explicativo da nova funcionalidade:


Utilizo o Blender 3D há anos, mais para impressão 3D que para outra coisa... Em agosto de 2020 saiu a versão nova do LibreOffice com um desenho 2D cheio de profundidade 3D... resolvi desenhar!
Foi com intenção de treinar o 3D e renderização que comecei a desenhar a logo do LibreOffice 7.x feita em desenho 2D pelo artista e colaborador Bayu Rizaldhan Rayes e pelo time de Design da suíte office distribuída sob licença de Software Livre. Mandei as primeiras renderizações para o grupo do LibreOffice Brasil no Telegram e sugeriram passar para o responsável pelo marketing do LO. Então, enviei as renderizações e o arquivo do Blender para que publicassem no blog deles e compartilhassem com outras pessoas da equipe de design e comunicação para que fizessem animações ou o que quisessem, com licença CC-BY-SA 4.0.
Aqui está a publicação no blog do LibreOffice
Clique AQUI para ir em Downloads e baixar o arquivo .blend da logo 3D e da animação!
Veja o vídeo da animação:

A Área de Software Livre na Campus Party Brasil, realizada em São Paulo, no Anhembi Parque, sempre foi bastante movimentada. Fui jornalista voluntária dessa área, que no início tinha um palco dedicado, depois virou palco Sócrates, durante anos e separei as fotos para lembrar e relembrar aqui nesta postagem.
Na foto dessa postagem, o grande amigo Cabelo em uma palestra sobre realidade aumentada, sucesso total! Todas as palestras dele sempre lotaram de público!
Sim, meu blog é para guardar coisas antigas e postar coisas novas também! Espero que se divirtam assim como me diverti lá nos eventos, encontrando diversos amigos! Fotos para guardar no coração!

Quando Maddog anunciou o projeto 'Caninos Loucos' só eu estava lá como "imprensa" e decidi filmar tudo
Era uma Campus Party Brasil em São Paulo, no Anhembi Parque, eu tinha acabado de fazer minha oficina sobre "Artes Gráficas com Softwares Livres" e vi Jon 'Maddog' Hall passar com um pessoal da Universidade de São Paulo. Ele estava indo a um palco vazio e sem plateia ainda (depois lotou). Foi aí que eu pensei "poxa, programaram a fala do Maddog para muito cedo!". E resolvi montar o tripé e a câmera para filmar tudo. Peguei o áudio do jeito que deu, mas eu tinha certeza que era um momento histórico! Abaixo segue uma matéria que preparei para o site do SempreUpdate (confira o link da matéria original aqui) a autoria lá não está em meu nome, mas fui eu mesma que escrevi. Também inverti o título porque quero destacar o criador do projeto "Caninos Loucos" aqui no meu blog
EXCLUSIVO: USP anuncia produção de computador Single Board com Maddog
Produção em massa de computadores com preços acessíveis e com estrutura totalmente aberta inicia em fevereiro. Projeto “Caninos Loucos” pede apoio da comunidade.
Em palestra na manhã do terceiro dia da Campus Party Brasil (3 de fevereiro de 2017), no palco Inovação, Jon ‘Maddog’ Hall (membro do Board of the Linux Professional Institute) anuncia produção dos poderosos ‘Single Board Computers’ em palestra conjunta com o professor da área de Sistemas Eletrônicos, Dr. Marcelo Zuffo, da Universidade de São Paulo (USP), em projeto nomeado “Caninos Loucos”.
Maddog conta na palestra que conheceu o professor Zuffo em 1996 e que já participou de nove edições da Campus Party Brasil. “Existem muitos mini computadores no mercado hoje. Alguns mais baratos, que custam U$ 3 e outros mais caros, chegando a U$ 600. Mas o problema é que quando você tenta trazer para o Brasil, temos taxas. Taxas realmente más”, disse o palestrante. Para ele, essas taxas não estimulam a produção desses componentes no país. Computadores que lá nos EUA custam 35 dólares, podem chegar aqui por R$ 200 ou mais.
Persistência
Em sua fala, Maddog também conta que desde 2012, quando conheceu o projeto Raspberry Pi tenta trazer uma empresa que fabrique aqui e só recebeu “não” como resposta. “Eu não desisto nunca!”, sorriu e contou como a empresa chinesa do mini computador LeMaker disse “sim” após alguns meses. Assista no vídeo toda a explicação sobre os componentes, portas que estarão disponíveis e outros detalhes de hardware.
O professor Zuffo foi apresentado por Maddog para contar como a USP se envolveu no projeto. “É loucura você imaginar tecnologia de ponta na América Latina, por isso estamos chamando o projeto de ‘Caninos Loucos’. Eu tive a chance de começar a convencer a universidade sobre esse processo”, revela o doutor, que iniciou há três anos “nessa loucura de pensar o mundo daqui a 20 anos”, disse. Eles convidam toda a comunidade a dar sugestões, ideias e participar ativamente no projeto. O equipamento trazido pela USP para fabricar em massa os componentes eletrônicos (placas, circuitos, etc) tem 13 metros de comprimento e uma precisão para fabricar peças mais finas que um fio de cabelo.
Assista o vídeo exclusivo para o SempreUpdate (final da matéria) com a palestra completa de Maddog e Zuffo explicando o projeto e como será executado na USP.
Projeto Caninos Loucos
Por quatro anos, Jon ‘Maddog’ Hall tem trabalhado com LSItec, uma ONG filiada à USP, para trazer ao Brasil a produção dos poderosos Single Board Computers, diminuindo os custos aos hackers, makers e empreendedores.
Quem é Maddog
Jon ‘Maddog’ Hall é membro do Board of the Linux Professional Institute. Desde 1969, ‘Maddog’ (como ele prefere ser chamado) tem sido programador, designer e administrador de sistemas, gerente de produto, gerente de marketing técnico, autor e educador e atualmente trabalha como consultor. Sr. Hall se dedica ao sistema Unix desde 1980 e ao sistema Linux desde 1994, quando ele conheceu Linus Torvalds e reconheceu a importância comercial do Linux,Free e Open Source Software.
Desde 2006, Maddog vem trabalhando no Projeto Cauã, que criará trabalhos high-tech permitindo estudantes de baixa renda a arcarem com uma universidade e experienciarem um trabalho. Concluiu licenciatura em Engenharia e Comércio pela Drexel University em 1973 e seu mestrado em RPI pela Troy, em 1977. Agora ele também viaja o mundo palestrando sobre os benefícios da liberdade de Software.
Confira os vídeos:
Palestra completa com Maddog e Zuffo:
Perguntas e respostas (parte técnica):

Todo desenhista 3D tem um cantinho para deixar disponível para download suas criações ou colaborações em outros projetos.
O meu cantinho de downloads gratuitos é o site do thingiverse (universo das coisas).
Para acessá-lo, basta clicar AQUI!
A maioria desenhei com Inkscape e Blender, softwares livres que eu adoro!
