
Neste período de pandemia de Covid-19 temos visto professores com dificuldades no uso de ferramentas Livres e de código aberto para dar aulas online ou gravá-las.
Aconteceu algo extremamente incômodo que foi o Google cortar as contas gratuitas dos alunos nas escolas e querer cobrar cerca de R$ 230 por e-mail de cada aluno em cada escola pública ou privada.
Trago aqui algumas dicas e tutoriais de amigos como o professor de história Ramon Mulin (numa aula linda sobre o que é Software Livre e o uso do Debian para os docentes) e o professor Kretcheu (que mostra a parte técnica do OBS Studio).
O OBS Studio é um software livre e gratuito que permite gravar e transmitir diretamente para o Youtube ou Odysee (platafoma livre de transmissão de vídeo sem interferências de anúncios). O OBS Studio vai funcionar em qualquer sistema operacional.
Primeiro, recomendo muito que os professores assistam essa aula do Mulin, do canal Educador Livre:
Depois de assistir a palestra do professor Ramon Mulin, assista o tutorial do canal Paulo Kretcheu:
Neste vídeo, o professor Kretcheu ensina como controlar os dispositivos, criar apresentações, organizar cenas, usar filtros e recursos como o chroma key, que remove automaticamente o fundo das imagens nos vídeos, diretamente para transmissões ao vivo ou gravações. Ele também recomenda os melhores formatos para salvar os arquivos.
Outros links úteis para fazer reuniões com os alunos gratuitamente, sem precisar usar ferramentas pagas ou proprietárias:
Jitsi - crie um nome de sala e inicie a conversa, só passar o link para os alunos!
Não precisa fazer download se quiser entrar direto, o padrão do link é: 'https://meet.jit.si/nomedasala'
Dá para criar senha na sala depois, nas configurações, para não ter visitas indesejáveis! É Software Livre!
Streamyard - outra maneira de se reunir com seus alunos de forma gratuita e rápida, basta passar o link depois para eles. O site está em português.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato! Estamos aqui para ajudar!

Para os parentes assistirem, disponibilizei aqui o vídeo da maravilhosa festa que minha avó Arinda Rodrigues da Rocha fez aos 80 anos, em Miracema-RJ.
Foi postado em 2013. Eu filmei e editei na época. Não existia FULL HD nem tecnologia melhor... é para guardar e ficar no coração de todos que estavam presentes!
Ela fez questão de convidar todo mundo! Vizinhos, amigos, irmãos, irmãs, sobrinhos, netos, bisnetos. Estava todo mundo lá!
Vídeo inserido abaixo também.

Confira a entrevista que o canal Diolinux fez conosco no dia 11 de dezembro de 2016! Já tem bastante tempo, mas o assunto é atual!
Clique AQUI para visitar o vídeo pelo Youtube ou veja abaixo!
Descrição do vídeo:
Hoje vamos conhecer a história de Barbara Tostes, uma das mulheres mais presentes no mundo open source e que tem uma imensa atividade no ramo gráfico. Ela vai contar as suas experiências pra gente e tirar várias dúvidas.
www.collabtive.o-dyn.de
Fluxo de trabalho
www.impressoesbarbaras.com.br
ww.e107.org
plugin PAGES para transformar o Inkscape e deixar diagramar em múltiplas páginas
tem que ver o glabels e o pdfshuffler, tem nas lojas de software, uso esses tb
cadunico.art.br
Para cliparts: openclipart.org


Sexta edição do Odysee Convida, com Barbara Tostes, apresentando o seu canal, falando sobre a plataforma e comentando peripécias e causos de seu tempo como Jornalista, pós-graduada em Educação a Distância (EaD) e de sua experiência em tratamento digital, imagens, edição de vídeo, software livre, e artes gráficas, implementação de assessoria de imprensa e projetos para impressão 3D.
Links dos Canais de Barbara Tostes no Odysee:
Artes Gráficas com Softwares Livres
Dicas GNU/Linux
Canal Barbara Tostes (Clone do Youtube)

O sábado (dia 29 de maio de 2021) foi dia de VI BSDDAY e nós participamos com a palestra 'Jornalismo e Artes Gráficas com Softwares Livres' às 14h30. O evento aconteceu online e foi organizado por professores da UFRRJ.
Mini currículo da palestrante: Jornalista por formação, pós-graduada em Educação a Distância (EaD) pelo Senac-PR. Tem experiência na área de artes gráficas e visuais, fotografia, 3D, vídeo, desenvolvimento web, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento digital, imagens, edição de vídeo, software livre, jornalismo e artes gráficas. Participou como jornalista voluntária na equipe de coordenação da Área de Software Livre no evento tecnológico Campus Party Brasil (2012-2014). Organizou um Flisol em 2015 na cidade de Castro-PR e participou de diversas Latinowares presenciais e online. Tem interesse em edição de vídeo, comunicação integrada, implementação de assessoria de imprensa e projetos para impressão 3D. Criativa, alegre e envolvida com o trabalho.
Assista pelo Odysse a palestra AQUI.
Confira também a programação no site do evento e a Playlist no Youtube

Lançamos um programa chamado "Mulheres no GNU/Linux" para conversar ao vivo no Youtube e no Odysee com amigas e mulheres indicadas por outras que estão envolvidas com algum projeto de Software Livre, robótica, Educação, games, entre outros.
Os primeiros vídeos já estão no ar! Basta clicar nos links acima e visitar a playlist ou o canal no Odysee. Divirtam-se como a gente se diverte fazendo esses vídeos! O importante é mostrar que os sistemas GNU/Linux não são tão difíceis assim de trabalhar, usar no dia a dia!

Quer aprender como fazer chaveiros, tiaras, topper de bolo, cortador de biscoitos, moldes? Objetos que são desenhados primeiro em 2D no Inkscape e viram 3D no Blender, veja como é fácil importar um .svg feito no Inkscape para o Blender e fazer nele as extrusões e exportar em .stl para fatiar e imprimir em impressoras 3D.
Confira o vídeo da apresentação feita no Flisol (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) em Curitiba-PR, Brasil.
Clique AQUI para assistir pelo Odysee

Alguns meses atrás, na lista de discussão do Gnugraf no Telegram, sugeri que listássemos recursos do Software Livre Inkscape que não encontrávamos em outros programas proprietários, como CorelDRAW® e Adobe Illustrator (Ai). Eu nunca fui usuária do 'Ai' (só abri, olhei, travou, fechei), então não podia fazer essa comparação. Quanto ao CorelDRAW®, já tive site de comunidade com mais de 23 mil usuários e posso afirmar que muitos itens na lista você só encontra no Inkscape mesmo! Foi aí que surgiram diversos itens que facilitavam a vida de quem estava diagramando, criando uma arte e sugestões de outros usuários, confira.

Eu sou a Barbara!
Bom, a minha história não é tão curtinha, mas não é comprida também!
Comecei a fuçar em computadores em 1983, quando tinha 9 anos! Aprendi a programar em BASIC (cursos e mais cursos! hahaha) e cheguei a fazer um programinha que desenhava e apagava os pixels, tinha pincel, borracha e tudo, mas o tamanho do pixel na época era de uns 20x20 pixels de hoje! Era enorme! E só desenhava em verde no fundo preto, mas o computador CP 500, que era de meu pai, tinha som e tudo!
Em 1994, já casada, adquirimos um PC 486 DX2 66, era o máximo ter um desses em casa! Nessa época eu já conhecia o CorelDRAW e comecei a fazer artes gráficas em casa. Foi neste mesmo ano que começamos a acessar a internet, que não era bem uma internet! Acesso a 2400 mbps... só pra ver extrato bancário.
Em 1996, já morando no Paraná (antes morava no interior do RJ), acessávamos a web mais rapidinho, 33.600 mbps e começava a fazer sites em html no bloco de notas, quando começaram a explodir os softwares pra confecção de sites em WYSIWYG ("o que você vê é o que você tem), tipo FrontPage, mas eram programas de universidades, etc. Foi legal aprender html naquele momento.
Então eu já trabalhava com computação gráfica e em 1998 comecei a fazer animações para a internet. Utilizo programas para trabalhar com artes gráficas, tais como: CorelDRAW e alguns softwares livres como Inkscape, Gimp, para o tratamento de imagens.
Tenho um curso online "CorelDRAW, do básico a criação", pensado em 2007 para o produto de minha conclusão da pós-graduação em Educação a Distância (EaD) pelo Senac-PR e atualizado para a versão X5 (em 2012), lançado no dia 17 de março de 2012 no antigo site da CorelDrawBR (hoje offline). A versão do CorelDRAW no curso não importa muito, o que o aluno precisa conhecer e saber são as funcionalidades das ferramentas e os conceitos, quem aprendeu versão antiga vai saber mexer nas próximas versões e no Inkscape, por exemplo. O trabalho (TCC) foi avaliado com nota "A" por mestres e doutores da pós, no Senac de Curitiba. São oito horas de vídeo-aulas e mais de 20 gigas de conteúdos, com versão de acesso gratuito (só procurar no Youtube!).
Colaboro com vários projetos de Software Livre, participei de três Campus Party Brasil (2012-2014) como jornalista voluntária da Áea de Software Livre e ajudo na tradução do sistema de gerenciamento de sites e107 desde 2005. Tenho uma empresa que criei em 2000 e hoje trabalho com impressões em grandes formatos, em Niterói-RJ, nas Impressões Bárbaras - @impressoesbarbaras.
Tenho um curso chamado "Artes Gráficas com Softwares Livres" (link da playlist no YouTube também na home deste blog).
Quer conferir meu currículo na plataforma Lattes? Clique AQUI!
Barbara Samel Rocha Tostes
Jornalista (MTB 6520-PR)
especialista em Educação a Distância
Proprietária das Impressões Bárbaras - @impressoesbarbaras