Eu sou a Barbara!
Bom, a minha história não é tão curtinha, mas não é comprida também!
Comecei a fuçar em computadores em 1983, quando tinha 9 anos! Aprendi a programar em BASIC (cursos e mais cursos! hahaha) e cheguei a fazer um programinha que desenhava e apagava os pixels, tinha pincel, borracha e tudo, mas o tamanho do pixel na época era de uns 20x20 pixels de hoje! Era enorme! E só desenhava em verde no fundo preto, mas o computador CP 500, que era de meu pai, tinha som e tudo!
Em 1994, já casada, adquirimos um PC 486 DX2 66, era o máximo ter um desses em casa! Nessa época eu já conhecia o CorelDRAW e comecei a fazer artes gráficas em casa. Foi neste mesmo ano que começamos a acessar a internet, que não era bem uma internet! Acesso a 2400 mbps... só pra ver extrato bancário.
Em 1996, já morando no Paraná (antes morava no interior do RJ), acessávamos a web mais rapidinho, 33.600 mbps e começava a fazer sites em html no bloco de notas, quando começaram a explodir os softwares pra confecção de sites em WYSIWYG ("o que você vê é o que você tem), tipo FrontPage, mas eram programas de universidades, etc. Foi legal aprender html naquele momento.
Então eu já trabalhava com computação gráfica e em 1998 comecei a fazer animações para a internet. Utilizo programas para trabalhar com artes gráficas, tais como: CorelDRAW e alguns softwares livres como Inkscape, Gimp, para o tratamento de imagens.
Tenho um curso online "CorelDRAW, do básico a criação", pensado em 2007 para o produto de minha conclusão da pós-graduação em Educação a Distância (EaD) pelo Senac-PR e atualizado para a versão X5 (em 2012), lançado no dia 17 de março de 2012 no antigo site da CorelDrawBR (hoje offline). A versão do CorelDRAW no curso não importa muito, o que o aluno precisa conhecer e saber são as funcionalidades das ferramentas e os conceitos, quem aprendeu versão antiga vai saber mexer nas próximas versões e no Inkscape, por exemplo. O trabalho (TCC) foi avaliado com nota "A" por mestres e doutores da pós, no Senac de Curitiba. São oito horas de vídeo-aulas e mais de 20 gigas de conteúdos, com versão de acesso gratuito (só procurar no Youtube!).
Colaboro com vários projetos de Software Livre, participei de três Campus Party Brasil (2012-2014) como jornalista voluntária da Áea de Software Livre e ajudo na tradução do sistema de gerenciamento de sites e107 desde 2005. Tenho uma empresa que criei em 2000 e hoje trabalho com impressões em grandes formatos, em Niterói-RJ, nas Impressões Bárbaras - @impressoesbarbaras.
Tenho um curso chamado "Artes Gráficas com Softwares Livres" (link da playlist no YouTube também na home deste blog).
Quer conferir meu currículo na plataforma Lattes? Clique AQUI!
Barbara Samel Rocha Tostes
Jornalista (MTB 6520-PR)
especialista em Educação a Distância
Proprietária das Impressões Bárbaras - @impressoesbarbaras