Quem sou eu?

abbey3_1.jpg

Barbara Point 1Eu sou a Barbara!

Bom, a minha história não é tão curtinha, mas não é comprida também!

Comecei a fuçar em computadores em 1983, quando tinha 9 anos! Aprendi a programar em BASIC (cursos e mais cursos! hahaha) e cheguei a fazer um programinha que desenhava e apagava os pixels, tinha pincel, borracha e tudo, mas o tamanho do pixel na época era de uns 20x20 pixels de hoje! Era enorme! E só desenhava em verde no fundo preto, mas o computador CP 500, que era de meu pai, tinha som e tudo!

Em 1994, já casada, adquirimos um PC 486 DX2 66, era o máximo ter um desses em casa! Nessa época eu já conhecia o CorelDRAW e comecei a fazer artes gráficas em casa. Foi neste mesmo ano que começamos a acessar a internet, que não era bem uma internet! Acesso a 2400 mbps... só pra ver extrato bancário.

Em 1996, já morando no Paraná (antes morava no interior do RJ), acessávamos a web mais rapidinho, 33.600 mbps e começava a fazer sites em html no bloco de notas, quando começaram a explodir os softwares pra confecção de sites em WYSIWYG ("o que você vê é o que você tem), tipo FrontPage, mas eram programas de universidades, etc. Foi legal aprender html naquele momento.

Então eu já trabalhava com computação gráfica e em 1998 comecei a fazer animações para a internet. Utilizo programas para trabalhar com artes gráficas, tais como: CorelDRAW e alguns softwares livres como Inkscape, Gimp, para o tratamento de imagens.

Tenho um curso online "CorelDRAW, do básico a criação", pensado em 2007 para o produto de minha conclusão da pós-graduação em Educação a Distância (EaD) pelo Senac-PR e atualizado para a versão X5 (em 2012), lançado no dia 17 de maço de 2012 no antigo site da CorelDrawBR (hoje offline). A versão do CorelDRAW no curso não importa muito, o que o aluno precisa conhecer e saber são as funcionalidades das ferramentas e os conceitos, quem aprendeu versão antiga vai saber mexer nas próximas versões e no Inkscape, por exemplo. O trabalho (TCC) foi avaliado com nota "A" por mestres e doutores da pós, no Senac de Curitiba. São oito horas de vídeo-aulas e mais de 20 gigas de conteúdos, com versão de acesso gratuito (só procurar no Youtube!).

Colaboro com vários projetos de Software Livre, participei de três Campus Party Brasil (2012-2014) como jornalista voluntária da Áea de Software Livre e ajudo na tradução do sistema de gerenciamento de sites e107 desde 2005. Também tenho um site para os trabalhos que desenvolvo na web: WebPreview. Dá uma passada lá!

Próximos projetos? Estou com uma gráfica digital e faço impressões em papel e 3D, tenho um curso chamado "Artes Gráficas com Softwares Livres" (link também na home deste blog).

Quer conferir meu currí­culo na plataforma Lattes? Clique AQUI!

Barbara Samel Rocha Tostes
Jornalista (MTB 6520-PR)
especialista em Educação a Distância

Sobre a Autora

Barbara



Esta notícia é de Blog da Barbara
https://www.barbara.blog.br/blog/news.php?extend.1