Como gravar ou transmitir aulas online pelo OBS

kretcheu_obs_studio_tutorial.png

Neste período de pandemia de Covid-19 temos visto professores com dificuldades no uso de ferramentas Livres e de código aberto para dar aulas online ou gravá-las.

Aconteceu algo extremamente incômodo que foi o Google cortar as contas gratuitas dos alunos nas escolas e querer cobrar cerca de R$ 230 por e-mail de cada aluno em cada escola pública ou privada.

Trago aqui algumas dicas e tutoriais de amigos como o professor de história Ramon Mulin (numa aula linda sobre o que é Software Livre e o uso do Debian para os docentes) e o professor Kretcheu (que mostra a parte técnica do OBS Studio).

O OBS Studio é um software livre e gratuito que permite gravar e transmitir diretamente para o Youtube ou Odysee (platafoma livre de transmissão de vídeo sem interferências de anúncios). O OBS Studio vai funcionar em qualquer sistema operacional.

Primeiro, recomendo muito que os professores assistam essa aula do Mulin, do canal Educador Livre:

Ramon Mulin Palestra

Depois de assistir a palestra do professor Ramon Mulin, assista o tutorial do canal Paulo Kretcheu:

Kretcheu Obs Studio Tutorial

 

Neste vídeo, o professor Kretcheu ensina como controlar os dispositivos, criar apresentações, organizar cenas, usar filtros e recursos como o chroma key, que remove automaticamente o fundo das imagens nos vídeos, diretamente para transmissões ao vivo ou gravações. Ele também recomenda os melhores formatos para salvar os arquivos.

 

Outros links úteis para fazer reuniões com os alunos gratuitamente, sem precisar usar ferramentas pagas ou proprietárias:

Jitsi - crie um nome de sala e inicie a conversa, só passar o link para os alunos!
Não precisa fazer download se quiser entrar direto, o padrão do link é: 'https://meet.jit.si/nomedasala'
Dá para criar senha na sala depois, nas configurações, para não ter visitas indesejáveis! É Software Livre!

Streamyard - outra maneira de se reunir com seus alunos de forma gratuita e rápida, basta passar o link depois para eles. O site está em português.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato! Estamos aqui para ajudar!

Sobre a Autora

Barbara



Esta notícia é de Blog da Barbara
https://www.barbara.blog.br/blog/news.php?extend.15